Cinco talvez seja suficiente


Sexta-feira passada, 9 de junho, após o feriado de Corpus Christi, me dirigi ao Postão do IAPI para receber a quinta dose da vacina contra a covid-19, a terceira dose de reforço, a dose bivalente, ou seja, com duas cepas do vírus sars-cov-2. 

No dia seguinte, como rescaldo, tive novamente aquela sensação de ter um prego cravado onde a vacina foi aplicada. Que foi diminuindo nos dias seguintes, até praticamente não existir no momento em que escrevo. 

Sexta-feira teve uma tarde bastante quente, quase trinta graus (na escala Celsius). Último dia do que poderia ser chamado um veranico de junho. Houve chuva no final de semana, e no momento em que escrevo, segunda-feira à noite, a temperatura é de oito graus. 

A minha estratégia era que, indo ao posto de vacinação em um dia que ficou entre o feriado da quinta-feira e o final de semana, eu encontraria esse posto de vacinação vazio. Mas não estava tão vazio assim. Mas não houve tanta demora assim. Fiquei por lá por pouco mais de meia hora. Menos que quando tomei a terceira dose, mas mais que quando tomei a primeira, a segunda e a quarta doses. Tudo bem. Importante é reforçar a imunidade contra o patógeno. 

Quinta agulhada contra o sars-cov-2. Quase um ano após a quarta. Pouco mais de dois meses após eu ter sido contaminado por esse mesmo germe, quando tive sintomas de um resfriado leve. 

Uns poucos minutos antes de tomar essa agulhada, relembrei tudo que passamos desde o advento da peste. Relembrei em especial quando me foi inoculada a primeira dose de vacina. Fiquei levemente comovido outra vez. 

Me parece evidente que esse tipo de vacina terá que ser renovado periodicamente, como é feito em relação às cepas de vírus influenza, o que causa a gripe. 

Em 2024, se eu estiver vivo, deverei tomar outra dose. 

Mas não sei se escreverei novamente sobre essas inoculações contra a covid-19. Foram tantas as  vacinas contra gripe que já tomei, e, que eu me lembre, nunca escrevi a respeito delas. 

Com relação à vacinação contra o sars-cov-2, ter escrito cinco relatos talvez já seja suficiente. 


12, 13/06/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos