Diário - leituras - Stieg Larsson, A Verdadeira História do Criador da Trilogia Millennium


Estive lendo a biografia do escritor da "Trilogia Millennium" - "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres", "A Menina Que Brincava Com Fogo", "A Rainha do Castelo de Ar" -, Stieg Larsson, escrita pelo compatriota Jan-Erik Pettersson. 

É uma boa biografia. Fala desde a infância do escritor, até sua morte, em novembro de 2004, em virtude de um mal súbito, suponho que um infarto agudo do miocárdio. 

Começa pelas dificuldades dos pais de poderem criar Stieg, deixado aos avós muito cedo. Depois, indo morar com os pais quando a situação melhora. 

O livro mostra seu ativismo socialista e anti-fascista desde muito jovem, aos 14 anos. 

Depois o trabalho, na juventude com a geração de gráficos e ilustrações para a agência de notícias da Suécia, num tempo em que não se usava softwares para isso. Após, como repórter e editor, da pequena revista Expo. 

Por fim, seu trabalho como escritor de romances de ação, que ele não conseguiu ver publicados. 

Para dar contexto, Pettersson mostra os grupos fascistas suecos, desde a décade de 1930 até o início do século XXI, contra os quais Stieg Larsson viria a mover combate por praticamente toda sua vida. O autor também faz um vistoso inventário dos autores de literatura policial sueca. 

Por fim, ainda comenta rapidamente a desavença entre a família de Larsson, pai e irmão, e a sua companheira, Eva Gabrielsson, sobre herança, e, principalmente o legado literário de Stieg.

Enfim, o que se pode esperar de uma biografia. Um pouco da vida do biografado, e o contexto em que ele viveu. 

A única coisa que senti falta foi de alguma análise dos livros escritos por David Lagercrantz. Já são dois. O primeiro, "A Garota na Teia da Aranha", eu achei muito inferior à trilogia de Larsson. O segundo nem li. É que a biografia foi lançada antes dos livros de Lagercrantz. Talvez Eva Gabrielsson tivesse sido mais exigente com a continuação das histórias de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist.


PETTERSSON, Jan-Erik. Stieg Larsson, A Verdadeira História do Criador da Trilogia Millennium. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.


02/08/2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos