Diário - cinema - Ponto Zero


Diário - cinema - Ponto Zero



"Ponto Zero" é um filme de José Pedro Goulart, sobre Ênio (Sandro Aliprandini), um adolescente hostilizado na escola, e que vive o conflito entre seu pai e sua mãe, cujo casamento vive uma crise.


Filmado em Porto Alegre, a película tem lugares facilmente reconhecidos por quem vive na cidade.


Parece que o diretor não quis ser óbvio ao contar sua história de um adolescente que precisa amadurecer para a vida, mas as opções tornam tudo bem complicado.


O quase total silêncio de Ênio podem querer mostrar a dificuldade de comunicação, a sua angústia. Mas acaba por ser também a dificuldade de entender o que o diretor quer dizer.


Outro problema: na Porto Alegre do século XXI, existem muitas famílias cuja mãe fica cuidando da casa, enquanto o pai é um provedor e, ao mesmo tempo, um cafajeste? Isso não soa meio anos 1960 (talvez 1950?)?


Há uma série de imagens que poderiam passar por poéticas, mas não creio que elas sustentem o filme. Dão um bom clipe, do qual o trailer é exemplar.


Esta é uma história sobre crescer, e buscar um sentido para sua vida. Não creio que o diretor tenha sido totalmente feliz a esse respeito.


Sobre buscas pessoais, por exemplo, achei "Dromedário no Asfalto" bem melhor.


Os comentários que li na mídia foram no sentido de apoiar o diretor. Na Folha de São Paulo, por exemplo, a crítica parece um "press realease" da assessoria de imprensa do filme. O Estado de São Paulo é um pouco mais comedido, mas também vai no sentido de apoiar as metáforas do filme. Comenta inclusive que uma adolescente teria dito a José Pedro que o filme havia sido feito para ela.


Já duas pessoas que sei que assistiram o filme acharam que ele ficou aquém do que poderia ter sido, ou do que elas esperavam.


Enfim, um filme que possivelmente vá dividir opiniões. Para mim foi regular, isto é, nem muito bom, nem muito ruim.



14/06/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!