Primeira Impressões do Outono de 2016


Primeira Impressões do Outono de 2016



Porto Alegre passou por uma situação que se tornou incomum nos últimos anos. Passamos diretamente de um verão de altas temperaturas para um inverno dos mais frios.


Não que já estejamos no inverno, na verdade estamos, agora, no final do outono. Mas desde de meados de abril temos enfrentados baixas temperaturas. Baixas para Porto Alegre claro, mas que parecem estar abaixo da média observada nos anos mais recentes. A maioria dos dias começa com a temperatura por volta de 10ºC e alcança máximas que raramente tem passado de 20ºC. Não chega a ser aquela temperatura rara em que nos perguntamos se alguém esqueceu a porta do freezer aberta, mas não permite que a gente sinta aquele calorzinho gostoso da metade do dia.


Além disso a cidade tem visto dias plenos de nuvens cinzas. A chuva não chega a incomodar, houve mal e mal algumas garoas. Mas o sol se tornou, estranhamente, uma figura rara. Escrevo no início de junho, e desde meados de abril, as nuvens parecem dominar o céu.


E do verão ao inverno são as doenças da estação. No verão tivemos alguns casos de dengue por aqui. É possível que tenhamos tido também casos de zika ou chikungunha. Mudou a estação e estamos tendo muitos casos de gripe H1N1, a antiga gripe suina. E infelizmente com diversos casos de óbitos. Talvez a situação não esteja caótica porque desde o início da década a população vem sendo vacinada. A vacinação pública abrange doentes crônicos, trabalhadores do setor de saúde, idosos, recém nascidos, puerperas, e indígenas. E muita gente que ficou de fora da vacinação pública procurou se vacinar por conta própria. Sabe como é, mais vale a vida que a grana que custa uma vacina.


Agora a meteorologia promete temperaturas abaixo de 10ºC para esta segunda semana de junho. O inverno deve iniciar oficialmente dia 20. Ele promete.

06/06/2016.


Atualização: Este final de semana passado, 11 e 12 de junho, e também nesta segunda, 13, tivemos mínimas na casa de 2 ou 3ºC, com sensação térmica de 0ºC, no início da manhã da segunda-feira.

13/06/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!