Primeiras Reflexões sobre o Inverno de 2011





Eu gosto de falar do clima, do tempo que passa. Aqui mesmo neste blog já falei sobre primavera e outono. No velho Voltas em Torno do Umbigo, já havia falado também em inverno e verão. Assim, nada mais normal que voltar a falar das estações do ano.

O inverno de 2011 começou feroz. Hoje é dia 11 de julho de 2011, e a temperatura está amena para esta época do ano.

Contudo entre o final de junho e sexta-feira passada (08/07/2011) enfrentamos alguns dias de bastante frio. Por bastante frio eu chamo de temperaturas que começam por volta de 3ºC de manhã cedo, não passam de 12ºC à tarde. Alguns dias a brisa de inverno nos levou a sensações térmicas de 0ºC. Isso mesmo, sensação térmica de zero graus Celsius. Embora a sensação térmica de zero graus não seja incomum em Porto Alegre, estas não são temperaturas que nos deixem confortáveis. Pelo contrário, nos ocorre aquela questão de tentar saber quem foi que deixou a porta do frízer aberta.

E ainda temos mais de dois meses de inverno pela frente. Será que ainda enfrentaremos muitas massas polares como a que nos afligiu até a semana passada, nos meses de inverno à frente?

Além disso, neste inverno tivemos o retorno da peste. Neste inverno de 2011, voltamos a ter notícias de pessoas infectadas pela gripe A, gerada pelo vírus H1N1, que pouca gente ainda lembra que chegou a ser chamada de “gripe suína”, e que causou apreensão no inverno de 2009. A gripe A não ressurgiu (ou pelo menos não tivemos muitas notícias dela) no inverno de 2010. Mas agora temos notícia de infecções, e até de óbitos causados pela doença. As notícias são menos amedrontadoras que as de 2009, mas nunca é bom sabermos de pessoas ficando doentes, e, eventualmente, morrendo em decorrência de gripes.

E para dar singularidade ao inverno de 2011, tivemos a erupção do vulcão Puyehue no Chile. A erupção do vulcão em território chileno da Cordilheira dos Andes começou no outono, e espalhou cinzas por boa parte do sudoeste da Argentina. Por conta disso, a temporada de inverno de Bariloche este ano está arruinada. E a região do Cone Sul da América do Sul está sofrendo dias intermitentes de caos aéreo. Dependendo da atividade vulcânica, e da direção dos ventos, os aeroportos de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, e mesmo de Porto Alegre, e São Paulo, algumas vezes sofrem cancelamentos e atrasos de voos. Eventualmente a nuvem de cinzas do Puyehue chega à Austrália e à Nova Zelândia, causando problemas no tráfego aéreo de lá.

O que será que nos acontecerá nos dias restantes deste inverno de 2011 no hemisfério sul?




11/07/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!