Outono é tempo de se preparar para o frio

Outono é tempo de se preparar para o frio

.
.

.
Porto Alegre é uma cidade com quatro estações climáticas relativamente bem definidas. E apesar das estações climáticas definidas, as temperaturas são, em geral, moderadas.

Por exemplo, agora que estamos no outono, estamos em transição. Do nosso calor úmido, ao redor de 30 graus Celsius, para temperaturas entre 15 e 20 graus dessa mesma escala.

Quando eu fui alfabetizado, acho que uma das cartilhas que utilizei, falava que no outono as folhas caíam das árvores, e os frutos começavam a crescer nos pés. Em parte isso é verdade. As extremosas, aquelas arvorezinhas que cobrem Porto Alegre de cor-de-rosa no verão, já não possuem flores. E elas vão perdendo folhas ao longo do outono.

Já com relação aos frutos a situação é mais complicada. Minha mãe me disse uma vez que os tomates eram legumes (na verdade são frutas) da estação nos tempos em que ela era uma jovem dona-de-casa. Hoje temos tomates disponíveis o ano todo. E há frutos de verão, e de inverno. Mas, sim, os frutos de inverno aparecem no outono. Estão aí os cítricos: bergamotas, laranjas de umbigo, laranjas do céu. E está aí o pinhão, uma espécie de fruto que sempre comemos cozido.

A partir do outono, e até o fim do inverno, é tempo de usar os cobertores e edredons, e agradecer a Deus por termos um teto que nos proteja das intempéries. E talvez seja o caso de tentar ser compassivo com os menos afortunados neste aspecto.

Usamos mais roupas, e consumimos refeições mais calóricas. Os que gostam, podem apreciar melhor o consumo do vinho. E de novo, isso vale para aqueles de nós que são afortunados o suficiente para desfrutar dessas coisas.

Os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas até que cheguemos ao solstício do inverno, que marca o início do inverno, e também a noite mais longa do ano.

Por essas peculiaridades das pessoas, conheço gente que detesta calor, e adora a chegada do outono, também conheço quem, com a chegada do outono, "migre" para passar o período em locais com clima mais quente. Afinal, se o verão de Porto Alegre é úmido, o outono e o inverno também são, trazendo surtos de resfriados e outras doenças respiratórias aos seus habitantes.

Com o outono, o frio vem chegando de mansinho, e, quando nos damos conta, ele já se instalou.





01/06/2011.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!