Diário - cinema - Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 em 3D


Ontem fui assistir a segunda parte de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, filme que encerra as aventuras do personagem-título. Como informo no título, fui assistir a uma versão em 3D do filme. Foi por uma questão de conveniência. A sessão em 3D começava alguns minutos antes da sessão 2D, e esses minutos foram levados em consideração para voltar para casa.

Assim vou reclamar novamente do 3D, como fiz no filme Thor. Não me parece que uma versão em 3D valorize mais um filme. De fato, só rende uns trocados a mais para os exibidores. Perspectivas amplas, que deveriam servir para valorizar a profundidade do 3D são um tanto problemáticos nas muitas cenas escuras deste filme. Se não fosse pelo horário, acho que teria feito melhor negócio se visse o filme em 2D.

Sobre o filme, vamos dizer que fique no nível da parte 1 do mesmo título, ou seja, razoável.

O detalhe sobre este filme é que ele é diferente do livro, segundo a minha vaga lembrança do livro. Algumas coisas são contadas de forma diferente, e as explicações ficam parecendo mais complexas, ou mais complicadas (você escolhe a palavra). E fica parecendo que o filme valoriza mais temas abstratos e edificantes, como lealdade, ou auto-sacrifício pelo bem maior da comunidade.

Seria interessante se fosse possível saber o que ficará de tudo isso sobre Harry Potter, em, digamos, 50 anos. Hoje sabemos que a série de livros enriqueceu sua autora, ajudou a formar uma pequena geração de leitores (eventualmente os livros foram lidos por alguns pais também, como foi o meu caso), e uma série de longas-metragens. Qual será o futuro de Harry Potter?



19/07/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!