Um Olhar do Paraíso

Um Olhar do Paraíso

É difícil definir o filme “Um Olhar do Paraíso” (“The Lovely Bones” - 2009, Estados Unidos). Seria um drama, um filme de suspense, ou um filme espírita (tipo “Ghost, do Outro Lado da Vida”)? De fato é um pouco de tudo isso.

É um filme que a gente assiste com atenção e tensão. E também é possível se sentir muito frustrado com o final. Eu assisti o filme junto com duas outras pessoas: uma ficou frustrada com o final. A outra disse que não gostou do filme. Esta eu presumo que também não gostou do final, que o remeteu a “Inteligência Artificial”, o filme de Spielberg, de 2001.

Mas mesmo com tudo isso, achei o filme bastante marcante. A recriação de época é muito boa. A beleza de Saoirse Ronan, a menina Susie Salmon, que é assassinada no filme é marcante. Assim como marcante é a atuação de Stanley Tucci, que faz o papel de George Harvey, o assassino. Eu diria que uns 50 % do filme é Tucci que segura. Dito isso, o perfil psicológico do assassino Harvey podia ser aprofundado. Eis aí um motivo para ler o romance de Alice Sebold que inspirou o filme. E o restante do elenco não compromete o filme. Mark Wahlberg convence como um paí atônito com o sofrimento que lhe é imposto. Rachel Weisz é muito convincente como a mãe que perde o controle com a perda da filha. E Susan Sarandon, como a vovó meio doidona, dá um alívio no clima tenso do filme.

O filme joga bastante com os sentimentos do espectador, e no final não parece se resolver. Acho que é a isso que se deve o sentimento de frustração no final. Mas talvez seja uma maneira que o diretor e os roteiristas encontraram para que o espectador faça suas próprias reflexões.

Por fim, resta se perguntar por que os tradutores traduzem “The Lovely Bones”, por “Um olhar do Paraíso”, ou “Visto do Céu”, na versão portuguesa, conforme a Wikipédia. Talvez tenha a ver com rica variedade de significados que a expressão “The Lovely Bones” na língua inglesa, na qual “Os Adoráveis Ossos”, a mais primária, seria uma opção, mas não daria todo o sentido a ser encontrado no filme.




18/04/2011.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!