Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva é o último volume da trilogia de cinco livros de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Pelas artes das viagens através do espaço-tempo, ou do tempo-espaço, a Terra volta a existir. Trillian tem uma filha, Random, cujo pai é Arthur Dent. Contudo Trillian e Arthur não tiveram um relacionamento para que a filha deles fosse gerada. Trillian adquiriu esperma de Arthur através de um banco de sêmen. Por conta deles serem os únicos seres humanos restantes no Universo, era código genético compatível com o de Trillian e disponível era o de Arthur. Se nesta história, há a filha deles, já não estão presentes Marvin, o robô deprimido, nem Zaphod Beeblebrox, o presidente-celebridade-ladrão de naves que era personagem importante da série até o livro quatro.

A editora do Guia do Mochileiro das Galáxias é comprada por um outro grupo empresarial que quer mudar o conteúdo do Guia, pois, afinal, mochileiros não são pessoas que tenham dinheiro em abundância para suas viagens através do Universo. Pois se tivessem dinheiro não seriam mochileiros, procurariam viajar com mais conforto.

Por conta da nova orientação empresarial para a editora do Guia do Mochileiro das Galáxias, Ford Prefect, o amigo de Arthur, e correspondente para o Guia, entra em certos conflitos com a nova direção. Além disso, descobre que a série de roteiros na Terra sobre os quais ele havia escrito para o Guia foram publicados, o que significava que a Terra deveria estar no Universo, para que os leitores do Guia pudessem explorar aqueles roteiros.

Random vem à Terra, e é seguida por Trillian, Arthur e Ford. A população da Terra tem um susto quando uma nave extra-terrestre pousa em Londres. Depois outra, e mais outra. Claro que esta última é praticamente ignorada.

Está montado o cenário no qual Douglas Adams dará um final definitivo à sua série. Melancólico, como os demais livros...



ADAMS, Douglas. Praticamente Inofensiva. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

14/03/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Feliz aniversário, Avelina!

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos