Um evento em dezembro: confraternização de fim de ano da Oficina Santa Sede


Para o registro no blogue: estive na confraternização de final de ano da Oficina Santa Sede, Crônicas de Botequim. Aconteceu dia 5 de dezembro passado, no Mosaico Cultural, onde também vêm sendo realizadas as reuniões/aulas da oficina. O Mosaico Cultural fica na Travessa Octavio Correa, 39, Cidade Baixa, aqui em Porto Alegre. 

Foi um momento de confraternizar e trocar livros no tradicional amigo secreto ad hoc.

Rubem Penz, o organizador da oficina, fez o balanço de atividades do ano. Foram diversas oficinas com diversos encontros. Três livros coletivos publicados. Mentir para menos, o livro da chamada safra 2025. Calafate, coletânea de crônicas-conto inspiradas pela obra folhetinesca de Nelson Rodrigues. Intromissivas, o livro da masterclass, que homenageou Otto Lara Resende. Além disso houve a publicação das obras solo de Iara Tonidandel, Quando o chão tremer… Voe; e de Edgar Aristimunho, com o livro Hospitalares. 

Houve ainda um jubilamento. Foram comemorados os quinze anos da turma da Santa Sede que teve livro publicado. Isso foi lá em 2010. 

Nos planos para 2026, uma nova safra de cronistas, e duas obras homenageando o escritor Luis Fernando Verissimo, recentemente falecido: a masterclass inspirada nas Comédias da Vida Privada; e um livro comemorativo aos dez anos da masterclass Cobras na cabeça. 

O músico Gabriel Dalló inspirou a noite com música. 

E foi isso. Espero que não ter esquecido nada relevante. 


.


Rubem Penz e Gabriel Dalló naquela noite de início de dezembro de 2025

.


22/12/2025.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Auto-Escritor

Jussara Fösch e o paradoxo da rede social

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018