Diário – cinema – Nosso Lar 2: Os Mensageiros



No início deste mês de fevereiro de 2024 que vai findando, estive em uma sala de cinema para assistir ao filme Nosso Lar 2: Os Mensageiros. Trata-se de uma obra de temática religiosa espírita kardecista, na qual alguns espíritos liderados por Aniceto, interpretado por Edson Celulari, engajam-se em projetos para melhorar o mundo e fazer o bem. Aniceto é um espírito evoluído já alcançou tal grau de maturidade espiritual que não necessita mais reencarnar. 

O filme não me parece ter um enredo propriamente dito, mas um sequência de esquetes que podem, ou não, mostrar aspectos da doutrina espírita kardecista para os espectadores. Há momentos para exaltação de obras de caridade, há momentos para valorizar o poder do perdão, momentos para mostrar força na crença da evolução das pessoas, ou seja dos espíritos, etc. 

Além disso, na minha opinião, há um outro problema, relacionado à religião: em muitas cenas, os atores parecem estar mais discursando que atuando, sendo que, sempre na minha opinião, nem todos parecem muito convictos do discurso, o que me fez achar esses momentos ruins.

Confesso que sou ignorante dos detalhes da doutrina kardecista, mas alguns bons valores podem ser apreendidos, não importa a religião. 

Dito tudo isso, eu diria que é uma obra voltada para os adeptos dessa forma de religião. Olhando os espectadores ao fim da sessão de cinema, fiquei imaginando uma maioria de simpatizantes do kardecismo entre eles. 

Talvez por ser voltado aos crentes da religião, o filme também não é muito didático sobre ela. 

Talvez o fato de eu não ter visto o primeiro filme Nosso Lar, produzido há alguns anos, tenha feito falta para que eu pudesse entender ou aproveitar melhor este. Contudo acho que o bom cinema deve poder contar sua história (ou suas histórias como interpreto a respeito deste roteiro) autonomamente. Não deveria ser necessário ver o filme precedente para poder desfrutar do novo. 

Não sou adepto do espiritismo, mas isso não me impede de achar um filme relacionado ao tema bom. Achei a cinebiografia do médium Chico Xavier, também entitulada Chico Xavier, de 2010, um bom filme. 

Concluindo, não gostei muito de Nosso Lar 2. Acho que ele tem dificuldades de falar aos não crentes. Em todo caso, cumpriu um papel de matiné de domingo. 


24/02/2024, 02/03/2024.

Comentários

  1. Também não sou adepto do Espiritismo, mas gosto de ver filmes espíritas. Esse, não vi ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!