Cara Carol – III


Cara Carol,


Espero que tenhas visto que recentemente acabei de ler o livro Caro Michele da Natalia Ginzburg. Por conta disso, publiquei o registro da leitura no blogue. Agora já posso dizer que li o livro com o título que inspira o título desses textos. Eu poderia inclusive colocar aqui um emoticon, ou emoji, com um sorrisinho de satisfação. 

Continuo lendo a revista Piauí. As leituras continuam atrasadas. A leitura mais recente que foi concluída foi a edição de junho de 2023 (edição 201).

Neste caso, me chamou a atenção uma reportagem chamada A Fraude Titânica, em que a repórter Consuelo Dieguez relata o escândalo (ou a fraude) contábil das Lojas Americanas. O maior escândalo (ou fraude) do capitalismo brasileiro. Que começa, como talvez lembres, com o anúncio dos tais problemas contábeis pelo então novo e recém empossado CEO das Americanas, Sergio Rial. Então foi anunciado que a dívida real da empresa era de cerca do dobro do que se pensava anteriormente. 

Por conta disso, Dieguez faz uma espécie de radiografia da empresa e do seu trio de controladores, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Esse trio costuma, ou costumava, ser incensado como a excelência do capitalismo brasileiro da geração deles. Dieguez se debruça em especial sobre Beto Sicupira que foi CEO das Americanas, e indicou Miguel Gutierrez para substituí-lo no cargo. Foi sob a gestão de Gutierrez que se deu a fraude. 

Desse retrato da empresa e de seus controladores não sobra muita coisa. Pouca transparência por parte da diretoria e do conselho de administração; alta rotatividade da mão de obra, incluindo executivos; ambiente de trabalho tóxico; vocabulário dizendo que a empresa preza a tal meritocracia, mas vivendo sob uma cultura de mandonismo e sua respectiva e necessária subserviência. Consuelo Dieguez inclusive relata, e cita problemas, sobre outros empreendimentos geridos pelo trio. Na minha opinião ela não deixa pedra sobre pedra. 

Claro, este relato aqui é um resumo do resumo de uma reportagem de umas oito páginas, daquelas páginas, como sabes, da Piauí.

Gostarias de ler?


12, 19/03/2024. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!