Cabeça


De uns anos para cá, perdi os cabelos. Me tornei calvo. Careca, aeroporto de mosquito, tobogã de piolho, pelado, enfim; você entende; todas essas coisas que quando somos criança fazemos chacota, sem pensar que nos atingirão um dia. Por conta dessa nova condição, que percebi claramente numa tarde de verão, quando parecia que minha cabeça queimava, tive que arranjar meios de proteger a cabeça. No meu caso, chapéus e toucas. 

Nesse aspecto, sigo o caminho do meu pai, que sempre conheci calvo, e sempre usando um boné, sempre o mesmo boné, para lhe proteger a cabeça. Tenho usado bonés discretos. Algumas pessoas os tem chamado de boinas, mas eu pensava que boinas não têm abas. Esses bonés que uso têm abas. No inverno tenho apelado às toucas. Já disseram que fiquei parecido com Jack Nicholson, em "Um Estranho do Ninho". Eu gosto de pensar que fico parecido com o The Edge, guitarrista do U2. 

Infelizmente isso faz com que eu também perca muitos dessas coberturas. Já devo ter perdido umas três ou quatro.

A mais recente aconteceu faz uma semana. Saí do serviço e passei num bar para tomar um chope - "happy hour". Alguns chopes depois, decidi ir embora. E quando cheguei em casa, me dei conta que havia perdido a touca que estava usando. 

Como sou cliente mais ou menos frequente do bar, entrei em contato, e me informaram que a touca tinha sido encontrada e que estava guardada, me esperando para resgatá-la. Legal, pensei. Disse que na segunda-feira eu a pegaria. 

A segunda chegou e me fui de novo ao bar para pegar a touca. Foi legal, eu ter de volta minha touca. Naquele dia, menos frio, eu usava um boné como cobertura.

Contente, peguei o ônibus de volta para casa. Sentei, coloquei minha mochila e meu boné no colo. O ônibus seguiu. Quando me dei por conta, já estava perto de casa, precisando descer. Peguei a mochila, dei o sinal, e, quando o ônibus parou, desci. Foi então que percebi que tinha perdido o boné que estava usando. Pois é.

Quando comentei o caso com minha mulher, ela me disse, "ainda bem que a cabeça é grudada no pescoço". 


19/07/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!