Diário - leituras - O Segredo da Dinamarca



"O Segredo da Dinamarca" é um livro, em que a jornalista inglesa Helen Russell tenta explicar, como diz o título, "o segredo da Dinamarca", ou, como diz um subtítulo, "descubra como vivem as pessoas mais felizes do mundo". Para tanto ela narra sua migração da Inglaterra para o pequeno país escandinavo, depois que o marido, apelidado de "Legoman" na narrativa, é convidado para ir trabalhar na sede da Lego (sim, a Lego é originária da Dinamarca). 

Bom, para tanto ela organiza sua narrativa em meses, ao longo dos quais vai descobrindo, por assim dizer, os segredos da Dinamarca. 

Mas eu diria que boa parte se deve ao forte estado de bem estar social do país. Aquele mesmo que cobra altos impostos do cidadão, mas dá grande assistência também. 

Fora isso, podemos elencar: uma população pequena e homogênea, o que faz com que grande parte das pessoas sejam genuinamente empáticas umas com as outras. Isso leva a um forte senso de comunidade, que faz com que as pessoas confiem umas nas outras. O estado de bem estar social ampara o cidadão nos momentos de dificuldades, auxilia na criação dos filhos, proporciona educação pública de qualidade a todos, atendimento de saúde a todos. 

É interessante ainda porque a jornalista compara a relativa tranquilidade que ela acaba tendo na Dinamarca, com a vida competitiva e estressante que ela tinha na Inglaterra. Inglaterra que também é um lugar com alto padrão de vida. 

Foi uma leitura interessante. Pena que é difícil querer aplicar o que acontece na Dinamarca no Brasil.


RUSSELL, Helen. O Segredo da Dinamarca. Rio de Janeiro: Leya, 2016.


22/07/2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!