Diário - cinema - Rogue One


Diário - cinema - Rogue One


A saga "Guerra nas Estrelas", ou "Star Wars" começou, nos cinemas, no já distante ano de 1977, quando foi lançado o primeiro filme. Depois nos demos conta que aquele primeiro filme tinha um subtítulo, "Uma Nova Esperança", e era um capítulo, o "IV". Em 1980 foi lançado "O Império Contra-Ataca" ("Empire Strikes Back", episódio "V"). Depois houve "O Retorno de Jedi" ("Return of the Jedi", episódio "VI"), em 1983. Foi o primeiro "fim" da sega, que então era uma trilogia.
Dezesseis anos depois, 1999, foi lançado o episódio "I", "A Ameaça Fantasma" ("The Phantom Menace"), basicamente uma geração anterior ao tempo dos filmes iniciais. Então, em 2002, tivemos o episódio "II", "Ataque dos Clones" ("Attack of the Clones"). E afinal o episódio III, "A Vingança dos Sith" ("Revenge of the Sith"), de 2005.
Então, em 2013, tivemos o episódio "VII", "O Despertar da Força" ("The Force Awakens"), onde a história avança uma geração em relação à trilogia original, isto é, os episódios IV a VI. E há a promessa de pelo menos mais dois filmes nos anos vindouros para uma nova trilogia.
Para os aficcionados desse universo, ainda há diversos livros e animações para a TV à disposição.
Essa longa introdução é para comentar o filme "Rogue One". "Rogue One" é mais um filme nesse universo. E dentre os lançamentos para o cinema, poderia ser chamado de episódio "3,5". A história contada aqui é imediatamente anterior aos eventos do episódio IV. Nesse caso, ficamos sabendo sobre Jyn Erso (Felicity Jones), uma mulher que quer fugir da guerra entre o Império e a Aliança Rebelde, mas não consegue, a guerra volta a assediá-la; seja pelo recrutamento forçado de seu pai, Galen Erso (Mads Mikkelsen), um engenheiro militar, por parte das forças do Império; seja, anos depois, quando acaba envolvida com soldados da Aliança. Por conta disso, ela acaba fazendo parte de um esquadrão que vai tentar roubar o projeto de uma super-arma.
Além de Felicity Jones e Mads Mikkelsen, são destaques no filme Forrest Whitaker, um senhor de guerra, aliado eventual da Aliança, que criou Jyn durante a infância dela; Diego Luna, como Cassian Andor, um soldado e espião da Aliança; Donnie Yen, como um homem cego que mantém as habilidades de lutar e acredita na Força, que vive invocando como mantra (de fato, ele evoca monges lutadores de kung-fu); e Jiang Weng, como Baze Malbus, guerreiro e parceiro de Chirrut.
Detalhe interessante é a computação gráfica. Peter Cushing, falecido em 1994, volta para atuar em "Rogue One".
E muitos nerds no cinema vibraram com as breves aparições de Darth Vader no filme.
É um bom filme, que faz uma boa ponte entre o episódio III e o IV, sendo que o episódio III fez toda uma movimentação rápida para acertar os ponteiros para o IV. "Rogue One" tem uma narrativa menos truncada.

02, 03/01/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!