Diário - filmes antigos - Feitiço do Tempo (ou "O Dia da Marmota")


Diário - filmes antigos - Feitiço do Tempo (ou "O Dia da Marmota")


"Feitiço do Tempo" ("The Groundhog Day", Estados Unidos, 1993) é daqueles filmes que todo mundo ouve falar, mas nem todo mundo viu. Eu havia sido um dos que nunca havia visto o filme.


Este filme, estrelado por Bill Murray (Phil) e Andie MacDowell (Rita) conta a história de um apresentador de telejornal regional mal humorado que vai cobrir o Dia da Marmota (o "Groundhog Day" do título) na cidadezinha de Punxsutawney, na Pensilvânia, celebrado em 2 de fevereiro (que é feriado de Navegantes em Porto Alegre). Diz a lenda que se a marmota ver a sua própria sombra nesse dia, o inverno será mais longo, se não, a primavera chegará antes.


Acontece que Phil fica preso num "looping" temporal, e durante diversos dias, acorda sempre nesse mesmo Dia da Marmota, que ele tem que viver de novo, e de novo. Primeiro ele tenta se aproveitar da estranha circunstância, depois começa a se desesperar, e, por fim, tenta se adaptar da melhor maneira ao fenômeno.


O filme não explica porque o fenômeno ocorreu, nem cabe descrever aqui como a coisa termina.


Foi dirigido pelo saudoso Harold Ramis (que faz uma ponta, como um médico que atende Phil), de maneira que não cansa o espectador, com a contínua repetição do dia. Sempre há algo a explorar.


É um filme que após vinte anos, ainda diverte, com boa atuação de Bill Murray.


19/02/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!