É preciso ficar esperto


É preciso ficar esperto


Quem me contou foi um amigo, em uma mesa de bar. Perto dos 30, esse amigo foi ao médico fazer um checape. Segundo ele, o médico disse que ele ficasse esperto, pois seu metabolismo não seria o mesmo que fora nos seus 20 e poucos anos. E o médico queria que meu amigo chegasse aos 40 (e aos 50, e aos 60...) em tão boa forma quanto estava chegando aos 30, se possível.


O médico felicitou meu amigo por não fumar.


Também recomendou moderação no álcool, uma vez que o corpo levaria mais tempo para se recuperar após uma eventual bebedeira.


Para o meu jovem amigo, os exames de glicemia não indicavam diabetes, e a medição de pressão sanguínea não mostrava sinal de hipertensão. Mesmo assim, o médico recomendou moderação no consumo de sal e de açúcar.


Consciente, meu amigo tomou a decisão de fazer checapes anuais. Ficou esperto.


Meu amigo tem um razoável plano de saúde, e para ele é mais fácil.  Mas conheço pessoas que fazem seus checapes a partir do posto de saúde pública mais pŕoximo de sua casa, e isso não as impedem de monitorarem os indicadores mais comuns de problemas de saúde, isto é, glicemia e pressão.


Recentemente tivemos o Outubro Rosa, e estamos no Novembro Azul. Estas iniciativas estão sendo cada vez mais eficazes para que homens e mulheres passem a se preocupar com sua saúde. Há no mínimo três benefícios em cuidar-se: um é que o controle de doenças crônicas ajuda a manter a qualidade de vida; o segundo é que esse controle ajuda a deixar menos congestionadas as emergências hospitalares; o terceiro é que, em caso de câncer, o diagnóstico precoce pode ser a diferença entre a vida e a morte para a pessoa.


O Outubro Rosa passou, e a sua celebração é marcada de muitas maneiras, com passeatas maiores e menores, com palestras, e até com muito enfoque nos esportes nos Estados Unidos, o que pode ser conferido na TV por assinatura.


Já o Novembro Azul me parece ainda um pouco tímido. Os machões de nosso país ainda fazem piada de sua sexualidade reprimida a partir do exame de toque retal. Conheço muitos que dizem que não precisam do exame, apesar de já terem passado dos 50, pois fazem controle pelo exame de PSA (PSA é um exame de sangue - "Prostate-Specific Antigen", ou antígeno específico de próstata). Mas exame de PSA só ajuda se for feito regularmente. E no final, para dirimir qualquer dúvida, o exame de toque é necessário.


É preciso que as mulheres se toquem. É preciso que os homens se deixem tocar. É preciso ficar esperto.



09/11/2015 - Crônica feita durante a Oficina Santa Sede de Primavera, com Rubem Penz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Feliz aniversário, Avelina!

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos