Sarah Brightman em Porto Alegre, um show pode provocar lágrimas


Sarah Brightman em Porto Alegre, um show pode provocar lágrimas



"I am your shadow
I am your rain
I am your lonely, a little of your pain


I am red
I am blue
I am your angel
I am in you


Angel..."



Com esta canção, Sarah Brightman iniciou o seu show em Porto Alegre, no Teatro do SESI, no final do ano passado. E assim, escorreram pelo meu rosto algumas lágrimas.


O Teatro do SESI fica nos arrabaldes de Porto Alegre. Ou não. A região metropolitana de Porto Alegre já conta com verdadeiras conurbações. No eixo da BR116, na prática, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo já são uma só cidade. Talvez se possa acrescentar Estância Velha e Sapiranga nessa conta. Assim como no eixo da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, a cidade de Alvorada parece mais um bairro periférico de Porto Alegre. O Teatro do SESI fica assim, na Avenida Assis Brasil, quase na cidade vizinha de Cachoeirinha.


E desde que foi inaugurado no final do século XX tem recebido diversos espetáculos com bastante conforto, e preços não muito populares.


Pois ali estava eu, numa noite de domingo, para assistir a soprano Sarah Brightman.


Conheci a obra de Sarah Brightman através de minha mulher, que por sua vez a descobriu nas suas buscas por músicas "new age". Não que Sarah Brightman possa ser rotulada de "new age". A cantora britãnica é bastante eclética em seu repertório. E este repertório é sob medida para que a cantora possa demonstrar sua técnica e sua versatilidade.


Por conta disso, há diversos discos dela em casa. Os que mais gosto são "Eden", "La Luna" e "Harem". Os que mais ouço.


E, claro, dependendo do momento que a gente vive, eu posso chorar ao ouvir "In Paradisum" ou "Eden", as primeiras canções do disco "Eden". Ou "Hijo de la Luna", do disco "La Luna". Ou "Mysterious Ways", do diso "Harem", onde a voz espectral de Ofra Haza participa. Ofra Haza que partiu precocemente.


"Angel" é a primeira canção do disco "Dreamchaser", base da turnê "Dreamchaser World Tour", que passava por Porto Alegre. E de repente, estar em frente à diva, já seria motivo suficiente para estar emotivo. Foi também a primeira canção do show.


Um outro momento foi quando ela interpretou "Hijo de la Luna".


Lá estavam as minhas lágrimas. Talvez menos furtivas que eu gostaria.


Me lembrei de algum velho filme em que um homem enxugava as lágrimas enquanto assistia a uma ópera. Seria ele um mafioso? Não lembro.


Nunca assisti a um espetáculo de ópera.


Assistir a um show de Sarah Brightman foi o mais perto disso que já cheguei. E em alguns momentos as lágrimas percorreram o meu rosto quando ela cantava...


Quando será que Sarah Brightman volta a Porto Alegre?


Angel!



18/02/2014.


P.S. Este texto foi inspirado pelo texto “As Mil Faces do Amor”, no blog Luz de Luma, que faz parte uma “blogagem coletiva”, “Música que te faz chorar”, iniciada por Dani Moreno, em seu blogue. Eu não sei se seria o caso de ser convidado, mas a inspiração veio assim mesmo. Na verdade, é difícil que eu participe de alguma blogagem coletiva. Enfim…


P.S. (II): Escrevi sobre este show, logo que o vi.

Comentários

  1. Oi, Zé Alfredo!
    Como não chorar com uma voz tão tocante? Não conheço quem não goste de Sarah Brightman e quase fui na sua apresentação no Rio. Se fosse iria derramar litros de lágrimas, pois os vídeos no youtube já provocam essa façanha.
    Não precisa de convite para participar da blogagem musical e cada semana é um tema. Nem sempre participo, mas quando algum tema tem a ver comigo, participo sim!
    Obrigada por aderir!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!