Diário - cinema - 47 Ronins


Diário - cinema - 47 Ronins



Ronin é a palavra japonesa para o samurai que perdeu o seu senhor, o seu patrão.


O filme "47 Ronins" ("47 Ronin", Estados Unidos, 2013) narra a história de 47 ronins (como se poderia esperar) que desejam vingar a morte de seu senhor, morto após ser enfeitiçado, como parte de um plano de um adversário.


O filme é levemente baseado na história real de ronins que se envolveram num plano de vingança no que poderia ser considerado o período feudal japonês.


Este período feudal aconteceu após o contato com os portugueses, e da implantação do cristianismo no arquipélago no século XVI. No século seguinte, o país se fechou ao contato estrangeiro e proibiu o cristianismo. No período, que vai do século XVII ao XIX, o país foi dividido entre diversos senhores feudais.


Lorde Asano era um desses senhores feudais, e o senhor dos samurais, que se tornaram ronins com a sua morte.


O filme traz uma boa demonstração do código de honra dos samurais, o "bushidô", para nós, ocidentais. Este código de honra é esteticamente belo, e até comovente, mas uma tremenda restrição para a liberdade individual de qualquer pessoa.


O filme também gera alguns enganos para o espectador. Apesar do cartaz trazer em primeiro plano o ator Keanu Reeves, ele é de fato, um coadjuvante no filme. O papel principal é do ator japonês Hiroyuki Sanada, a personagem Oishi no filme. É ele que conduzirá os ronins em sua tentativa de vingança, para restaurar o bom nome de seu antigo senhor, e, como diz a personagem em determinado momento do filme "trazer de volta o equilíbrio entre o céu e a terra", equilíbrio este posto em xeque quando alguma injustiça não é punida.


Para trazer algum tempero ocidental ao filme, digamos assim, são acrescentados seres fantásticos à narrativa, e a filha do senhor feudal, Mika (a atriz Ko Shibasaki) que tem atitudes que talvez fossem difíceis para uma japonesa do século XX, quiçá do século XVII.


É um bom filme. Eu sempre acho este código de honra dos samurais bastante comovente (recentemente isso foi demonstrado nos filmes "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, e "O Último Samurai", de Edward Zwick). E a recriação de época, com as restrições informadas no parágrafo anterior, parece bem verossímil.



16/02/2014.

Comentários

  1. Atenção: comentário "spoiler" abaixo. Se você não quer saber antes o que acontece no filme, não leia.

    ResponderExcluir
  2. Achei um bom filme...a justiça foi feita..mas mesmo assim a morte do coadjuvante do ator keanu q naõ foi considerado um samurai..e sim mestiço naõ cabe no contexto como uma morte adequada ao momento...por ter participado da vingança ..mas a morte foi escolhida para ronins...que naõ foi o caso dele!só nesse aspecto q naõ concordo!sobre seres mágicos...também faz parte da cultura oriental que dá uma apimentada no filme!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos