Nelson Mandela - 1918-2013

Nelson Mandela - 1918-2013


Pensar em Nelson Mandela é pensar que a gente é um filho da Guerra Fria.
Sou de um tempo em que Mandela era um prisioneiro político do apartheid na África do Sul. Na década de 1980, artesãos na Praça da Alfândega (acho que era na Praça da Alfândega) em Porto Alegre vendiam camisetas com a estampa do rosto de Mandela, de uma fotografia de 1962 ou 1963, das últimas imagens do líder sul-africano antes de sua prisão, pois o regime racista não permitia a divulgação de novas imagens dele.
Também por esse tempo, nesse caso, o final dos anos 1980, houve a música "Mandela Day" do grupo britânico "Simple Minds".  Uma homenagem aos 70 anos de Mandela, comemorados ainda na prisão.
Por esse tempo o regime do apartheid sul-africano era amplamente boicotado, mas tinha o apoio de quem importava, isto é, dos Estados Unidos e do Reino Unido. E agora na época do falecimento vimos notícias relembrando que tanto Ronald Reagan, quanto Margareth Thatcher se referiam a Nelson Mandela como "terrorista".
Não deve ser por acaso, que só após o fim do Muro de Berlim, e da União Soviética, o governo racista sul-africano tenha se sentido disposto a iniciar negociações para libertar Mandela, e acabar com o apartheid.
Aí houve ampla divulgação de Mandela: sua libertação, sua eleição para presidente da África do Sul colocando fim ao apartheid, o Nobel da Paz que ele ganhou juntamente com o último presidente do apartheid, Frederik de Klerk.
Mandela viveu 95 anos. Passou 27 preso. Governou a África d Sul por 5 anos.


30/12/2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!