Diário - cinema - Jogos Vorazes, Em Chamas

Diário - cinema - Jogos Vorazes, Em Chamas

Lá se vão alguns dias desde que assisti ao filme "Jogos Vorazes - Em Chamas". O segundo filme de uma trilogia que deve se encerrar no ano que vem.
Que posso dizer desse filme? Digo que quem não assistiu ao primeiro filme, ou leu o primeiro volume do livro da série de livros em que se baseia a série de filmes, não deveria assistir a este filme.
Sem ter assistido o filme, me vi perdido ao ver esta sequência. 
O que significam "tributos"? Que tipo de ditadura repressora é esta retratada no filme?
O que dá para dizer é que o filme junta atores ótimos numa mistura que não funcionou muito bem isoladamente. Ficou me parecendo. Lá estão Philip Seymour Hoffmann, Donald Sutherland e Stanley Tucci desperdiçando seus talentos. 
E isso numa história que mistura nomes romanos da antiguidade (como "Plutarch"), com uma iconografia e arquitetura que lembram tanto o Antigo Império Romano, quanto a Alemanha Nazista, e uma repressão em cenas que lembram os filmes sobre o regime do apartheid na África do Sul. E há a crítica aos "realities shows". Afinal os tais "Jogos Vorazes", é como uma recriação de arenas de gladiadores da Roma Antiga, só que com muita tecnologia. E a carnificina dos Jogos Vorazes é transmitida pela televisão.
Ver o filme sozinho não me valeu a pena. 
Ver o primeiro filme provavelmente é fundamental para desfrutar desta sequência, que, inclusive, fica aguardando o desfechono próximo filme.


12/12/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!