Diário - leituras - Fotografia de Viagem, Guia de Campo

Diário - leituras - Fotografia de Viagem, Guia de Campo


"Fotografia de Viagem, Guia de Campo", como o nome indica é um livro que dá dicas para quem queira tirar mais e melhores fotos de suas viagens. A capa ainda traz a sugestiva frase "o manual essencial para viajar com sua DSLR".
Como "manual" ele é bem completo. Começa indicando qual o equipamento adequado para o registro de suas viagens, sempre de acordo com o propósito do viajante, que pode ser tanto o turista casual, quanto um fotógrafo iniciante em busca para imagens para um portfólio ou para venda dessas imagens em agências de "stock" de fotos.
Além do equipamento, ele dá dicas sobre como lidar com clima e com a topologia do lugar visitado, isto é, há dicas para fotos sob neve, fotos no deserto mais árido, fotos na praia ou fotos na montanha.
O autor ainda dá dicas sobre assuntos a serem registrados, e sugere enquadramentos diferentes para fugir do clichê no caso de fotos de lugares muito frequentados por turistas.
Por fim, ainda procura dar informações sobre como lidar com alfândegas quando entrando ou saindo de algum país. Também comenta limitações que são impostas ao uso da fotografia. Por exemplo, na Índia não é bom estrangeiros fotografarem nem mesmo as pontes do país, tidas como estratégicas.
O livro tem um formatinho pequeno, mais ou menos, 15 por 11 centímetros, o que permite inclusive que seja carregado junto para eventuais consultas, sem que pese muito na bagagem.
E obviamente é recheado de muitas fotos.
O autor, Michael Freeman, é fotógrafo há mais de 20 anos, e tem vários livros publicados sobre o assunto.
É um livro bem legal para quem gosta de fotografia. E de viagem.



FREEMAN, Michael. Fotografia de Viagem, Guia de Campo. Porto Alegre: Bookman, 2013.



03/04/2013.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos