Minhas lembranças sobre os ataques de 11 de setembro de 2001




Na manhã em que os Estados Unidos foram atacados em Nova York e em Washington eu estava trabalhando.


A equipe de trabalho estava tendo uma reunião, quando a chefe recebeu um telefonema da irmã dela, informando que um avião havia batido no World Trade Center. Essa notícia foi recebida com um tanto de estranheza, afinal, com os modernos sistemas de radar, não seria normal que um avião se chocasse contra um prédio.


Logo em seguida houve outra ligação, informando que outro avião havia se chocado com a outra torre. Chegamos à conclusão que dois aviões contra duas torres não podia mais ser acidente. A tal reunião rapidamente acabou, nem  lembro do que tratávamos. O resto da manhã passamos como espectadores da cobertura dos ataques oferecida pela Internet. Eu especificamente acompanhei pelo UOL.


Naquela manhã a Internet ficou tão congestionada que o UOL teve que colocar no ar uma versão mais simplificada de sua página inicial, uma vez que o excesso de requisições estava impedindo alguns internautas de acessar a página corretamente.


Depois surgiu a notícia do ataque ao Pentágono. Mas o que ficava na página inicial do portal mesmo eram as torres do World Trade Center.


Depois tivemos o choque de constatar a queda de uma das torres. Depois houve a queda da outra. E eu fiquei chocado que as estruturas das torres não fossem fortes o suficiente para suportar aqueles choques.


Quando a manhã chegou ao fim, saímos para o almoço. Momento de preocupação, mal estar e perplexidade. Seria isso o início da próxima guerra? Haveria mais ataques?


Quando chegou o final do dia, novos ataques não haviam se concretizado, o espaço aéreo dos Estados Unidos estava fechado, e algumas interrogações permaneciam: Como o Pentágono, o centro de comando militar dos Estados Unidos, não tinha um espaço aéreo restrito? Dado que os terroristas-pilotos foram identificados como fundamentalistas muçulmanos, a questão palestina seria finalmente resolvida?


Passados dez anos, não houve mais ataques como aqueles em solo norte-americano. Os Estados Unidos invadiram Afeganistão e Iraque, e permanecem nestes países até hoje. E a questão palestina não foi resolvida, e talvez olhando em perspectiva esta situação, a da questão palestina, esteja até pior que 10 anos atrás. O presidente George W. Bush conseguiu fazer aprovar no Congresso dos Estados Unidos uma legislação que gerou a regressão de direitos civis, e tornou a ignomínia de Guantánamo (um enclave americano cravado território de Cuba) ainda maior. E os Estados Unidos se tornou mais dividido socialmente. Muitas coisas.



13/09/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos