É uma partida de futebol!
Dia 6 de setembro passado aconteceu pela primeira vez no Brasil, de fato pela primeira vez no hemisfério sul do planeta, uma partida da Liga Nacional de Futebol – National Football League, NFL para os íntimos, o campeonato daquele futebol praticado nos Estados Unidos. O jogo envolveu as equipes do Philadelphia Eagles e do Green Bay Packers.
Muita gente torce o nariz para esse tipo de futebol, e considera a realização dessa partida por aqui algo sem sentido. Sem conhecer as regras, consideram esse esporte apenas uma sucessão de violências.
Seja como for, essa primeira partida acontecida no Brasil, realizada no Estádio do Corinthians, na cidade de São Paulo, teve ingressos esgotados rapidamente por venda online. O esporte tem um bom número de fãs no Brasil. Imagino que isso tenha acontecido através das transmissões dos jogos nos Estados Unidos através da TV por assinatura. Foi o meu caso.
O jogo não é uma sucessão de violências. Há regras. Muitas regras. E uma equipe de juízes para que elas sejam cumpridas. O jogo é físico, mas, repito, há regras. O time que ataca tem que chegar ao final do campo do time que defende – uma espécie de simulação de tomada de território. O time que ataca precisa avançar pelo menos dez jardas a cada quatro jogadas. Dez jardas é pouco menos de dez metros. O time que defende precisa evitar que tudo isso aconteça. Para evitar que o adversário avance os defensores podem usar de empurrões, trombadas de corpo, agarramentos. Mas não vale, por exemplo, socos e pontapés. Não vale segurar a grade dos capacetes. Enfim… Há regras.
Como já disse, comecei a acompanhar esse esporte justamente quando tive acesso a canais de TV por assinatura. Foi uma mudança de hábitos. As noites de quinta-feira, as tardes e noites de domingo e as noites de segunda-feira começaram a ser dedicadas ao esporte que simula uma guerra, mas sem mortes, nem sanguinolência. E passamos, eu e meu filho, a admirar lançamentos longos e corridas suingadas – os meios de avançar pelo território. Fui mais de uma vez ao cinema para assistir ao Super Bowl, que é a partida final de cada temporada do futebol americano.
Eagles e Packers fizeram um bom jogo em São Paulo. Equilibrado. Com muitos lances bonitos. Lançamentos e corridas. O primeiro touch down, a pontuação máxima do jogo, teria sido dos Packers se não tivesse sido anulada por falta no lance. Os Packers tinham a minha simpatia.
Durante o jogo, fiquei mantendo contato com meu filho pelo telefone. Me senti um pouco como me sentia há alguns anos. Me emocionei que aquele jogo estivesse se realizando no Brasil.
Os Eagles venceram por 34 a 29.
.
.
16, 22/09/2024.
Comentários
Postar um comentário