Primavera Austral 2024
Escrevo em 22 de setembro de 2024. Início da primavera no hemisfério sul. Início do outono no hemisfério norte.
A previsão do tempo para hoje em Porto Alegre, RS, Brasil, é um dia de sol, com temperatura máxima de 31ºC, e sensação térmica de 36ºC. Afff! Início de primavera com temperaturas de verão.
E assim estamos nós. Vindos de um inverno quase sem frio (ou será que a minha sensibilidade térmica mudou?) e de um outono que afogou boa parte do Rio Grande do Sul; o outono das águas que trouxeram destruição, isolamento, desalento. A maioria de nós sobreviveu; infelizmente não todos.
E com o início da que talvez devesse ser a melhor estação – dias ensolarados, com cada vez mais horas de luz e temperaturas que deveriam ser amenas, de calor agradável – seguimos vivendo (sobrevivendo?), fatalistas talvez, em direção ao abismo sem que nos sintamos em condições de fazer nada.
A maior parte do território brasileiro vive uma das maiores secas da história, talvez a maior. Também boa parte do território esteve sob a sombra de fumaças de queimadas, inclusive esta leal e valerosa cidade.
Tenho lido cronistas que, com certa frequência, abordam o tema do fim do mundo, tais como a Maria Avelina Gastal e o Antonio Prata. Eu poderia ler outros cronistas, mas isso não me afastará, não nos afastará, do destino que parece que criamos e ao qual nos dirigimos.
Apesar de tudo, bem-vinda, Primavera de 2024!
Por aqui seguimos. Por enquanto.
.
.
22, 23/09/2024.
Comentários
Postar um comentário