20 de Novembro, Dia da Consciência Negra


Hoje é dia da Consciência Negra, dia de reflexão para os que, em sua esmagadora maioria, são descendentes de escravos, ajudaram a construir a riqueza do país, e, por meio da violência primeiro, e de subterfúgios depois, sempre acabaram afastados desta riqueza e marginalizados.

Hoje já é feriado na cidade de São Paulo, por exemplo, e uma série de outras.

Curiosamente, cerca de três anos atrás, a prefeitura de Porto Alegre tentou estabelecer um feriado municipal neste dia, e uma entidade patronal entrou na justiça contra, afirmando que o município não tem autonomia para decretar feriados cívicos, apenas religiosos, e ficou por isso mesmo.

Se é feriado em São Paulo, e os municípios não têm autonomia para decretar feriados cívicos, significa que nenhuma entidade patronal entrou na justiça em São Paulo?

Espero que em breve, este dia se torne feriado nacional. Temos feriados demais? Sugiro a transformação dos feriados religiosos em pontos facultativos. Natal e Semana Santa são observados por todos, ou quase todos, os ritos cristãos, mas não precisam ser observados por judeus e muçulmanos. Protestantes não precisam observar dia da Senhora Aparecida, ou de Corpus Christi, mas talvez quisessem observar o Dia da Reforma. Os judeus têm seu próprio ano novo. Ou seja, maneira de se celebrar um feriado cívico nacional a mais há. Só é preciso refletir em como fazê-lo.


Repetindo texto publicado em 20 de novembro de 2006 no primeiro Voltas em Torno do Umbigo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!