20 de Novembro, Dia da Consciência Negra


Hoje é 20 de novembro, dia ao longo de anos, movimentos de consciência negra vem celebrando como Dia da Consciência Negra. 20 de novembro é utilizado porque é o dia em que o líder do quilombo de Palmares, no Nordeste do Brasil, foi assassinado, em 1695.

Há uns três anos atrás, o governo municipal de Porto Alegre, tentou transformar a data em feriado, mas foi barrado por uma liminar impetrada pela associação comercial, junto ao Supremo Tribunal Federal. O Tribunal alegou que não cabe aos municípios instituir feriados de fundo cívico, como seria o caso de um dedicado uma personalidade histórica como Zumbi.

É o que diz a lei. Também o município de Pelotas, tentou criar data semelhante, e igualmente foi barrado. Mas lá, parece que o comércio ficou às moscas. O boicote, se planejado, foi uma boa reação. A propósito, boicote pode ser uma maneira dos movimentos negros lutarem para que o dia seja tornado feriado.

Desde 2003, o Dia da Consciência Negra está inserido no calendário escolar no Brasil, assim como o Dia do Índio, ou o Dia da Abolição.

Há quem veja que esse tipo de comemoração seja algum revanchismo, ou mesmo uma forma de tornar o racismo mais saliente, em uma das sociedades mais integradas do mundo, se não a mais integrada do mundo. Bobagem. Ninguém reclama das celebrações de "Oktoberfest", ou do Dia do Colono (25 de julho). É só uma maneira de lembrar que os negros fazem parte da história brasileira, e que ajudaram a criar a riqueza da nação.


Repetindo texto publicado em 20 de novembro de 2005 no primeiro Voltas em Torno do Umbigo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!