“Escombros: Antiga casa de Caio Fernando Abreu é demolida em Porto Alegre”


“Escombros: Antiga casa de Caio Fernando Abreu é demolida em Porto Alegre”

Sul21, 18/07/2022, por Luís Gomes


– E a casa do Caio F.?

– É. A especulação imobiliária não poupa nada, nem ninguém.

– Dá uma tristeza. Quando saiu a notícia de manifestação contra a demolição na terça, eles aceleraram o bota-abaixo e destruíram tudo na segunda.

– Triste, triste, triste! 

– Num grupo de whats, uma pessoa comentou que tem gente que enche a boca para dizer que visitou a casa do Wilde, do Joyce, do Dante, do Prost. Disse que só aqui casa de cultura vira entulho. Quem sabe se quem não mandou derrubar a casa não se jacta de ter visitado a casa de algum literato europeu?

– Conheço um cronista que ficou chateado porque não foi selecionado para uma coletânea em homenagem ao Caio, em 2018. Me parece que cada vez que conversamos sobre literatura, ele fala nisso. Segundo o cronista, porque o Caio foi bem importante para uma geração de leitores que foi jovem ali pelos anos 1980 e 1990. Infelizmente, talvez, para a maioria dos vereadores da capital e dos deputados estaduais, seja vagamente um escritor gayzista e comunista. 

– Ou, talvez pior, nunca ouviu falar. Não sabe de quem se trata. 

– Fosse na França, talvez os políticos se mexessem no sentido de preservar. Fosse nos Estados Unidos, alguns simpatizantes começariam uma fundação e saíriam coletando doações para comprar a casa e transformá-la em um centro cultural. 

– Talvez. Mas aqui é o sul do sul. Periferia da periferia. E ainda tem gente que acha que o povo aqui é mais educado que o restante do país.

– Que dizer? Bom, pelo menos ainda temos o Majestic. E a casa do Simões Lopes Neto está em reformas, em Pelotas.

– Mas acho que a casa do Érico ainda pode estar em risco. 


18, 28/07/2022.


Linque: https://sul21.com.br/noticias/cultura/2022/07/escombros-antiga-casa-de-caio-fernando-abreu-e-demolida-em-porto-alegre/


P.S. Este texto é um, digamos, excedente de crônicas produzidas para a coletânea Versão dos Fartos. O livro, uma homenagem ao escritor Moacyr Scliar, deverá ser lançado no último trimestre deste ano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos