Trabalho em Casa, Immanuel Kant e Eu


Immanuel Kant (1724-1804) é conhecido por quem tenha estudado história da filosofia. Considerado um dos principais filósofos modernos, sua influência se espalhou pela filosofia alemã através do século XIX. Suas obras mais conhecidas são Crítica da Razão Pura e Crítica da Razão Prática. 

Durante toda sua vida ele viveu em sua Königsberg natal, e de lá quase não saiu (desde a Segunda Guerra Mundial Königsberg é território russo e se chama Kaliningrado).

O perfil biográfico de Kant registra um traço anedótico a seu respeito. Professor e filósofo, metódico, dizem que todas as tardes, às 15h30min, Kant saía para fazer seu passeio diário, uma caminhada nos arredores de sua casa. Em uma época de poucos e caros relógios, as empregadas da vizinhança se orientavam quanto ao horário, pela caminhada do filósofo.

Pois eu, desde março estou trabalhando a partir de casa, por conta da peste. 

No início da tarde, depois do almoço, troco de roupa, visto máscara, mantenho distância e caminho pela rua em que moro, e arredores. Seja sob sol, ou sob nuvens. Mas não, não sob chuva. 

Já vi as flores do verão, as flores do outono, e as flores do inverno. Ou serão flores da primavera que resolveram se adiantar?

Vejo um Honda Accord abandonado, estragado, jogado. Ali parado há anos. 

Com frequência vejo carteiros entregando encomendas. 

E acompanho uma obra de saneamento que avança, que nunca parou, apesar da pandemia. 

Vez por outra vejo uma senhora idosa, que faz sua caminhada em dias de sol, acompanhada pelo marido, amparada pela filha. 

E os empregados do condomínio zelando pela ordem e pela limpeza, em seu trabalho de Sísifo. 

Espero pelo dia em que meu horizonte se ampliará sem o medo da peste.


23/09/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!