Hesitação


escrevi sobre meu trabalho, agora feito a partir de casa ("home office") por conta da peste, e me comparei, acho que com a devida humildade ao filósofo Immanuel Kant, em seu passeio diário.

É uma caminhada para aliviar a tensão do trabalho e também mudar um pouco de ares. Sob sol, ou sob nuvens, mas não sob chuva.

Pois hoje tivemos um amanhecer relativamente frio, e chuvoso, apesar de ser primavera, e de dias antes ter tido temperaturas por volta de trinta graus.

Como se a natureza estivesse indecisa, tivemos momentos de chuva, estiagens em que apenas nuvens cobriam o céu, e até nesgas de sol apareciam vez por outra. 

Encorajado pelo titubeio climático, e sempre querendo meu próprio bem estar mental, após almoçar, vesti a roupa da rua, incluindo a máscara, saí a caminhar em um momento seco. 

Mas eis que há trezentos metros de casa, começou um chuvisco. 

Com um casaco leve, e a cobertura de uma boina, decidi seguir em frente, pensando que se eu me molhasse, seria só o caso de chegar em casa e trocar de roupa. Se ficasse totalmente ensopado, um banho quente viria a me reaquecer. 

Pensei comigo mesmo em Jorge Ben, "Chove chuva, Chove sem parar"... E pensei em Frejat, "A chuva quando fala, Lava minha alma, Ela me acalma (...) A voz da chuva, É a gente gritando, Os para-raios pifaram, E a gente continua amando..." Iria eu tomar um banho?

Nada. Me acompanhou um chuvisco incapaz de molhar. Parecia um chuvisco de inverno, mas era primavera. 

Voltei. Quase seca a roupa de rua, ela foi deixada à beira da porta. 


27/10/2020. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!