Registro de Leituras - O Tempo e o Vento - O Continente (I)


Resolvi, depois de muito tempo, ler a epopeia de Érico Veríssimo, "O Tempo e o Vento". Três livros, sete volumes. É muita história, como se fosse o nosso Guerra e Paz

Noite passada (17/02/2020) terminei de ler o primeiro volume da primeira parte. O primeiro volume de O Continente fala do começa falando sobrado dos Terra Cambará cercado pelos federalistas, na fictícia Santa Fé, possivelmente por volta de 1895 (Santa Fé é fictícia, e uma batalha em Santa Fé é fictícia, mas a Revolução Federalista foi real). Então abre espaço para as histórias de Pedro Missioneiro e as missões espanholas, isto é, os Sete Povos, incluindo uma citação de Sepé Tiaraju. Conta também a história de Ana Terra, seus pais e seus irmãos. E a história do Capitão Rodrigo Cambará. 

Ou seja, O Continente, volume um, contém alguns livros dentro de si. Nos meus tempos de adolescência, lembro de colegas que tiveram que ler tanto Ana Terra, quanto um certo Capitão Rodrigo, para as aulas de língua portuguesa e literatura, no antigo segundo grau, atual ensino médio. Não foi o meu caso então. 

Meu problema com estas obras é que não consigo desvencilhar Ana Terra da atriz Glória Pires, e, principalmente o Capitão Rodrigo, de Tarcísio Meira, por causa da adaptação da TV Globo. 

O Continente, volume um, é um belo trabalho de literatura. Érico Veríssimo é um grande escritor. 

18/02/2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!