Diário - cinema - A Chegada


Diário - cinema - A Chegada


"A Chegada" ("The Arrival", Estados Unidos, 2016) é um filme de ficção científica, em que uma linguista, Louise Banks (Amy Adams), é convocada pelo exército americano para tentar entender o propósito de alienígenas que chegaram à Terra repentinamente, e, aparentemente, sem terem sido previamente detectados. Uma série de naves, que são chamadas de conchas, e que me pareceram como seixos muito bem alisados, estão estacionadas em diversos sítios ao redor do planeta. E as diversas autoridades destes locais também estão em busca de decifrar os propósitos dos extraterrestres.
É um bom filme.
Há suspense, na ponta da questão que as autoridades querem responder: "o que querem esses alienígenas?". E também no espectador, afinal, os alienígenas são perigosos? Atacarão a humanidades, ou, pelo menos, os cientistas que estão tentando entrar em contato com eles?
Há uma certa exposição do trabalho dos linguistas. Parece que bem representados. E uma série de conceitos que o filme expõe sobre a linguagem.
E há a interpretação de Amy Adams, como a linguista sensível, que tem uma vida sentimental, em meio à perplexidade causada pelas naves aliens à Terra. E nós somos levados nos ciclos da Dra. Banks. A atuação comovente de Amy Adams me arrancou lágrimas.
E me fez gostar muito do filme. Um filme de ficção científica bastante incomum, com poucos tiros e explosões, onde somos conduzidos um pouco pelo suspense, e muito pelo drama.


08/12/2016.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!