Leituras na Piauí - março de 2016 - Ecos de Chernobil


Leituras na Piauí - março de 2016 - Ecos de Chernobil


O marqueting da Companhia das Letras é eficiente. Sempre libera trechos de algum livro que ache importante na revista Piauí, um ou dois meses antes do lançamento do livro propriamente dito. Eu já comentei aqui o livro que achei que era  autojornalismo, ou o livro de Ta-Nehisi Coates de denúncia do racismo nos Estados Unidos.


No caso da edição de março de 2016, o trecho que precede o lançamento do livro é "Ecos de Chernobil", da escritora bielorussa Svetlana Aleksiêvitch. Nessa amostra, além de descrever o que teria acontecido naquele terrível evento de 1986, ela basicamente descreve o depoimento Liudmila Ignátienko, esposa do bombeiro Vassíli Ignatienko.


Liudmila e Vassíli eram um casal jovem, que vivia em Pripiati, cidade vizinha a Chernobil. Foi dos primeiros homens a ser mobilizado quando ocorreu a explosão e o incêndio na central nuclear. Obviamente a radiação teve efeitos devastadores sobre ele. Assim, Svetlana conta o drama de Liudmila. O adoecimento de Vassíli, o tratamento dele num hospital local, a "invasão" de soldados à região, a evacuação das cidades, a transferência dos doentes, Vassíli incluído, para Moscou para tratamento, a ida de Liudmila atrás de seu marido na então capital da União Soviética, seus dias em Moscou. Sendo que durante esse tempo todo, Liudmila estava em estado avançado de gravidez. Vassíli na narrativa acaba por morrer, mas cuidados especiais eram necessários para o enterro, pois ele havia se transformado numa massa radioativa. Depois, quando filha deles nasce, vem com más formações devido à exposição à radiação, e morre logo após o nascimento.


Ler sobre tudo isso me levou às lágrimas. E esse é apenas o caso de uma pessoa, ou uma família afetada por aquela tragédia. E ainda há mais a ser contado sobre a vida de Liudmila nesse excerto publicado.


Sendo que o livro é composto da recriação de diversos depoimentos como o de Liudmila, podemos esperar uma obra muito humana, e tremendamente devastadora para quem a ler.


24/04/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos