Sexta-Feira Santa 2016


Sexta-Feira Santa 2016


Chove em Porto Alegre. É sexta-feira. Sexta-Feira Santa. A que normalmente se dedica à reflexão cristã, católica na sua maior parte, aqui em Porto Alegre.


O dia já entra pela tarde, e a chuva continua. Meu filho dorme, resultado de uma possível maratona no Netflix. A mulher dorme, resultado do cansaço acumulado na semana em seu trabalho pesado.


Resolvo sair para comprar jornal e ver o movimento.


O movimento na rua é quase inexistente, parece que caminho sozinho pela rua. Umidade por todo lado, como seria de esperar. Gotas acumuladas sobre os automóveis estacionados. Água acumulada nas folhas das árvores. Poças que se formam sobre a areia da praça.


É Sexta-Feira Santa. Mas não consegui ouvir o badalar de sinos de igreja. Talvez porque não haja nenhuma grande igreja com campanário próximo de minha casa. Moro perto do templo de uma igreja protestante, e de minha casa eu consigo ouvir o sino, mas hoje não ouvi nada. Não sei se sono pesado, ou falta de serviço na igreja.


Penso que hoje seria um dia para pensar na morte de Jesus. Em tempos de descrença e ceticismo, parece estranha a narrativa do Evangelho. O Deus que se tornou homem, e deu sua vida pela redenção dos homens parece não fazer sentido. Mas, em termos gerais, é isso que se celebra hoje. Os tempos de conhecimento e falta de fé no máximo aceitam a morte de um mestre da religião e da ética há 2000 anos.


Talvez hoje fosse um dia adequado para celebrar a Ceia do Senhor, aquilo que a cada missa é ministrado como eucaristia. Dia de celebrar a Ceia do Senhor, lembrar a Sua morte, e aguardar o Seu retorno. Quando voltas, Senhor?


Todas esses pensamentos passavam pela minha cabeça, quando me aproximava do xóping. Algumas pessoas carregavam sacolas de supermercado. O supermercado está aberto, a pet shop também, e toda a área de alimentação. Embora o movimento seja pouco. Provavelmente mais pela chuva, que pelo dia de reflexão.


O que a Sexta-Feira Santa significa para cada um hoje?

25/03/2016. Por José Elesbán Rodrigues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!