Diário - show - Renato Teixeira e Sérgio Reis, Amizade Sincera 2


Diário - show - Renato Teixeira e Sérgio Reis, Amizade Sincera 2



- Então vocês vão ver um show sertanejo?... - Era a pergunta do meu filho, sobre o show que eu e minha esposa deveríamos ver neste domingo.


- Mais ou menos. Eu não diria que é sertanejo. Esses caras estão aí antes de Chitãozinho e Xororó.


Meu filho ficou espantado.


Chitãozinho e Xororó seriam, assim, a explosão do sertanejo tal qual esse gênero musical se tornou conhecido no Brasil, se não me engano lá pelo início dos anos 1990.


Mas Renato Teixeira e Sérgio Reis estariam mais para o caipira, isso é, música de gênero caipira, "caipira de raiz", de onde o sertanejo e suas variações atuais teriam derivado.


A música caipira está na base de um país que já foi rural, um país que existia até a década de 1960 mais ou menos. É uma memória sentimental de um país que já não existe, com sua dependência do campo, da safra, às vezes do patrão, e sua devoção católica, com suas capelinhas, missas, santos e procissões.


Então. Renato Teixeira e Sérgio Reis fizeram show no Auditório Araújo Vianna neste domingo, 30 de agosto.


No setlist, músicas de seus dois discos gravados em conjunto, "Amizade Sincera", e "Amizade Sincera 2". Antigos sucessos que ficaram na memória de muita gente. "Tocando em Frente" ("ando devagar, porque já tive pressa..."), "Menino da Porteira", com direito a sopro de berrante, "Chuá, Chuá", "Tristeza do Jeca", "Romaria", "Cálix Bento"... Como eu disse, memórias de um Brasil que quase já não há, mas músicas, que até mesmo por essa saudade coletiva, são capazes de emocionar.


Os dois velhos músicos se entendem bem, e se entendem bem com o público. Público este com uma faixa etária elevada. Não era muito fácil ver gente com menos de trinta na plateia. Ambos diziam celebrar mais de 55 anos de carreira. Faz sentido. Sérgio Reis conta 75 anos de idade, e Renato Teixeira, 70. Cada um tem um filho no conjunto que os acompanha.


Esbanjando simpatia, os dois homens tiveram fôlego para sustentar pouco mais de duas horas de show, incluindo uma música ("Panela Velha") e meia ("Canto Alegretense").


Enfim, um belo show, cheio de emoção.

.



.

.


31/08/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!