Minha relação com uma locadora de automóveis


Minha relação com uma locadora de automóveis




Eu sou cliente de uma locadora de automóveis. Os preços são razoáveis. Os automóveis são passáveis, embora um pouco mais velhos que nas locadoras mais, digamos, tradicionais.


A locadora está localizada na zona norte de Porto Alegre. O que é bem adequado. O aeroporto fica na zona norte da cidade. A rodoviária da cidade é central, mas está mais voltada para a zona norte da cidade que para a zona sul.


Eu moro na zona norte de Porto Alegre, portanto faz sentido ser cliente de uma locadora que fica na zona norte da cidade.


Eu tenho um carro velho, e não me animo a querer viajar com ele. Por outro lado, diante dos preços dos automóveis nacionais, também não me animo a entrar em financiamento ou consórcio para adquirir um carro novo. Assim, quando quero viajar de carro, alugo um.


O atendimento, quando chego à loja da autolocadora costuma ser gentil, mas é altamente contraditório.


Explico: meu primeiro contato com a tal locadora foi através da Internet. Obviamente por meio de pesquisa sobre autolocadoras em Porto Alegre. A locadora tinha um saite direitinho, no qual se poderia inclusive fazer a reserva do automóvel. Fiz, e aguardei o contato de confirmação, como normalmente se faz em compras pela Internet. E aguardei. E aguardei. Após dois dias de espera, liguei para a locadora para saber como andava o processo da reserva. Responderam que não andava, isto é, a pessoa que me atendeu disse que não havia um pedido meu na locadora. Então, ou os pedidos pela rede não funcionavam, ou ninguém havia percebido que havia um pedido através da rede. A reserva acabou sendo feita pelo telefone mesmo.


Um tempo depois, eu fui fazer uma nova locação. Telefonei para fazer uma reserva, mas me disseram que eu deveria ir até a loja. Fui à loja. Era verão, estava quente, eu estava de férias, e vestido com bermuda, camiseta, e óculos escuros. Acho que quem me olhou à porta não gostou do que viu. Pelo interfone, me perguntou o que eu desejava, e eu informei que desejava alugar um carro. A pessoa disse que eu deveria telefonar. Eu respondi a ela que havia telefonado, e me disseram para comparecer à loja. Afinal, a pessoa abriu a porta, e pude alugar o carro. Foi então que os funcionários se deram conta que eu já era cliente.


Com base nessa experiência, mais recente, resolvi telefonar novamente manifestando meu interesse em locar outra vez um automóvel deles. Liguei, e a moça que me atendeu me informou um determinado valor, mais ou menos uns 20% acima dos valores mostrados no saite da empresa. Assim, eu questionei os valores que a moça informou, citando o saite. Ela disse, então, que eu deveria fazer a reserva pelo saite. Bem, levando em consideração a experiência pregressa com o saite da empresa, eu acabei dizendo que iria à loja da locadora na manhã do dia seguinte. Ela disse, que então, tudo bem. Abriria às oito da manhã.

Espero que ao chegar lá, ninguém me peça para tratar o assunto pelo telefone.




29/07/2014.


Atualização: fui à loja. A funcionária informou que os modelos mais simples e baratos não estavam disponíveis para o período que eu queria alugar. Por isso os preços mais caros informados ao telefone. Menos mal.

31/07/2014.

Comentários

  1. Sua experiência de fazer a reserva pelo site lembra o que aconteceu comigo há muitos anos quando tentei fazer uma encomenda para um restaurante pela Internet. Praticamente a mesma situação, veja aqui:

    http://emiliopacheco.blogspot.com.br/2007/05/confuso.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!