Informações sobre doações a ONG's no Brasil em 2018


A coluna da Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, traz alguns números sobre doações a ONG's no Brasil, com base nas 100 melhores ONG 2019, em um montante de 4,4 bilhões de reais arrecadados. 

Os dados, levantados pela Fundação Getúlio Vargas e Instituto Doar, informam que as pessoas físicas brasileiras doaram em 2018 cerca de 349 milhões de reais. Estrangeiros doaram cerca da metade, 179 milhões, diz a notícia, sem esclarecer quanto disso veio de governos, ONG's estrangeiras ou pessoas físicas no exterior. 

As ONG's arrecadaram cerca 1,1 bilhão de reais com venda de produtos e serviços. Penso em camisetas, calendários e consultoria em assuntos técnico-científicos. 

Supreendentemente, ONG's receberam 1,3 bilhão de reais de governos, o que parece uma contradição em termos, afinal, ONG significa "Organização Não Governamental". 

Convém notar que este é um recorte específico entre as "100 melhores ONG's". Deve haver muitas outras mais que não entraram nesse estudo. E há também há o dinheiro que as pessoas doam a entes religiosos. 

Enfim, mas são números interessantes.

17/12/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!