Diário - teatro - Parabéns, Senhor Presidente


No sábado, 7 de dezembro, estive no Theatro São Pedro para assistir a peça, "Parabéns, Senhor Presidente" (poderia ser "Happy Birthday, Mister President", como explico a seguir). Com texto de Fernando Duarte e Rita Elmôr, e direção de Fernando Philbert, a peça traz Danielle Winits como Marilyn Monroe, e Christine Fernandes como Maria Callas. O contexto da peça é a recriação da celebração da festa de aniversário para o então presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, que completaria 45 anos em 1962. Há vídeos dessa celebração nos saites de vídeo, com a performance de Marylin cantando "Happy Birthday to You" para o presidente

Nessa situação, nos bastidores da festa, Marylin e Callas se encontram, e entram em um diálogo, às vezes ameno, às vezes divertido, às vezes tenso. Nesses diálogos, a situação da mulher, das mulheres. Fossem celebridades, fossem anônimas. Seja em 1962, seja em 2019. A performance das duas atrizes é boa, com destaque para Winits (talvez porque a personagem tenha mesmo um sutil destaque na peça. Imagino também que Marylin seja mais conhecida que Callas). 

Assim, não se trata de uma peça em que se espere o final, ou que se desvele o final, mas de uma peça para acompanhar a jornada do diálogo das duas mulheres em cena.

Eu gostei, acho que valeu assistir. Achei uma pena que um espetáculo com duas atrizes "globais" não tenha encontrado o São Pedro mais cheio naquela noite de sábado. Enquanto a área da plateia estivesse praticamente lotada, havia muitos lugares vagos nos camarotes e nas galerias. Talvez pela proximidade das festas de final de ano. Realmente uma pena. 

.








.

09/12/2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!