Diário - cinema - Doutor Estranho


Diário - cinema - Doutor Estranho


"Doutor Estranho" ("Doctor Strange", Estados Unidos, 2016) é o mais recente filme com personagens, super-heróis, da Marvel. Neste caso, o Dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é um talentoso cirurgião, que tem suas mãos praticamente inutilizadas por conta de um acidente. Em conversas com um fisioterapeuta, ele fica sabendo sobre um homem paraplégico que recuperou os movimentos, em um caso que aparentemente a medicina não explica.

Strange procura e encontra esse homem, que lhe fala de uma espécie de mosteiro no Himalaia, onde um paraplégico literalmente voltou a andar, um lugar chamado Kamar-Taj. Strange se dirige ao lugar e lá encontra a "Anciã" (Tilda Swinton), que lhe mostrará uma realidade espiritual que Strange desconhece. Ele terá muito a aprender.  

Além disso, há o grupo dos "fanáticos" liderados por Kaecilius (Mads Mikkelsen), que rouba parte de um manual mágico secreto, e quer unir a Terra aos domínios de Dormammu.

Papel importante também tem Mordo (Chiwetel Ejiofor), um auxiliar da Anciã.

O filme tem muitas cenas espetaculares, e algumas literalmente estonteantes (para quem assistir em 3D).

E além das lutas e perseguições, tem uma série de referências místicas. Também é possível acompanhar por toda uma jornada, que o levará de um médico cético a um mago poderoso, essa jornada, com todos os seus desafios e conselhos há de ser apreciada por seguidores de muitas religiões, inclusive cristãos com uma visão menos estrita da fé (se pensarem alegoricamente).  

Durante os créditos há duas provocações ("teasers"). Suponho que uma se refira ao próximo episódio dos Vingadores, e a outra a uma continuação do próprio Doutor Estranho.

Um bom filme de super-herói, com o tempero da jornada do discípulo, e de um jargão que se aproxima da auto-ajuda.  


09/11/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos