Diário - filmes antigos - Bonequinha de Luxo

Diário - filmes antigos - Bonequinha de Luxo



Um táxi se aproxima em alta velocidade por uma rua quase deserta de Nova Iorque.

Amanhece na cidade. O táxi para, e dele desce uma mulher com um vestido de noite preto longo, usando luvas também pretas que sobem pelos braços acima dos cotovelos, óculos escuros, modelo wayfarer. Ela carrega um saco com o que deve ser um "croissant" ou um bolo, e um copo de café. Ela para em frente à vitrine da "Tiffany's", e observa, enquanto come e bebe. Ao fundo uma versão instrumental da música "Moon River", de Henry Mancini. Assim é a abertura do filme "Bonequinha de Luxo", ou no original "Breakfast at Tiffany's", produção estadunidense de 1961, que finalmente vim a assistir. E essa cena inicial batiza o filme, afinal, a protagonista, Holly Golightly (Audrey Hepburn) está tomando um café da manhã em frente à loja. E depois se dirige para casa, para dormir.

O filme tem direção de Blake Edwards. Narra a história dessa mulher, Holly, que é uma acompanhante de luxo, e sonha em casar com um homem rico. Ela vem a conhecer Paul Varjak (George Peppard), um escritor que vem a ser seu vizinho, e que, coincidentemente é sustentado por uma mulher rica.

Ambientado em Nova Iorque, a cidade também é um personagem, com a loja da Tiffany's, seus táxis amarelos, suas ruas e o Central Park.

É uma espécie de anticinderela.

Vale muito a pena ser visto. É um filme que envelheceu bem. Eu o vi recentemente, e o veria de novo em pouco tempo em seguida sem arrependimentos, principalmente pela beleza suave e única de Audrey Hepburn, uma certa inocência que ela exala, e o ar de desamparo que ela conseguiu imprimir à Holly.

Por fim, uma informação de almanaque: segundo o costureiro Xico Gonçalves, em seu blogue, aquele vestido preto da abertura do filme, e depois usado em outra cena, é um modelo da Givenchy, e foi arrematado em um leilão em 2006 por 807 mil dólares. Com o filme, e as fotografias do set de filmagem, e aquele vestido, Audrey passou a posteridade como um ícone de beleza e elegância.


28/08/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos