Um domingo de infâmia


Um domingo de infâmia


Nas minhas ideias, domingo passado, dia 15 de março passado, foi um dia de infâmia para o Brasil.


Como em março de 1964, tivemos uma espécie de reprodução da "Marcha da Família com Deus pela Liberdade contra o Comunismo no Brasil". Cerca de dois milhões de pessoas fizeram passeatas por diversas cidades do país.


O mote principal seria contra a corrupção, contra a presidenta Dilma e contra o PT.


Algumas das pessoas, provavelmente não a maioria dos manifestantes, solicitavam "intervenção militar".


Para mim a infâmia vem do fato que as manifestações foram realizadas como se a corrupção no país tivesse sido inventada há doze anos. Pessoas não organizaram marchas para a "compra" da emenda da reeleição(1). Ricardo Boechat denunciou corrupção na Petrobrás em 1989(2), e Paulo Francis insinuou corrupção na diretoria da Petrobrás em 1996 (3) - tomou um processo pesado por parte desta diretoria na corte de Nova Iorque, e seus amigos alegam que ele enfartou por conta da pressão deste processo. Se diversas pessoas foram condenadas e punidas por conta do "mensalão petista", ainda não sei de nenhuma notícia de condenação do "mensalão tucano", que precedeu o "mensalão petista" em sete anos. Segundo a revista Piauí, provavelmente ninguém será punido neste processo, o “mensalão tucano” (4).


Supostamente, os manifestantes deste 15 de março são as pessoas de bem deste país. As pessoas bem empregadas, as pessoas que tiveram acesso a mais educação formal. Estas pessoas não sabem de tudo que foi dito no parágrafo anterior? Se não sabiam, são ignorantes, então, por que estão se manifestando a respeito do que não sabem?


É pior se estas pessoas conhecem tudo que foi lembrado acima. Então, a "denúncia" da corrupção é pura má fé, pura instrumentalização com o fim de depôr, seja por qual meio for, um governo recém eleito.


E podemos contar ainda com o engajamento dos grandes grupos de comunicação incentivando as manifestações. Amplamente incentivadas pela Rede Globo que deu "flashes" na manhã de domingo, na TV aberta. Na TV por assinatura, o canal Globo News  acompanhou as manifestações, ao ritmo de quase delírio dizem alguns (5). Globo, lembram alguns, que omitiu até o limite o movimento pelas “Diretas Já”, em 1984 (6).


Este é o nosso país, e este pode ser um retrato das "pessoas de bem" deste país, e de como elas entendem este país.


Há quem diga que foi uma grande manifestação democrática. Pelos cartazes e expressões de ódio vistas nas passeatas, de democrático o evento teve pouco.


Para mim domingo passado foi um dia de depressão e vergonha.

Notas:


2) Boechat, que em 1989 venceu o Esso com denúncia de roubo na Petrobras, diz que FHC é oportunista ao afirmar ter “vergonha” da corrupção atual - http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=35348
5) O que seria dos protestos se não fosse a Globo? - http://www.brasildefato.com.br/node/31586
6) Lula e os 30 anos das Diretas Já - http://tijolaco.com.br/blog/?p=13047


16, 17/03/2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!