Diário - leituras - A Lenda do Santo Beberrão


Diário - leituras - A Lenda do Santo Beberrão



“A Lenda do Santo Beberrão” é uma pequena novela, cujo título é relativamente auto-explicativo. Seu autor é Joseph Roth, um judeu originário da antiga Áustria-Hungria.

A novela narra a história de um mendigo que vivia embriagado sob as pontes do Rio Sena, em Paris, e que num certo dia encontra um homem próspero que lhe oferece dinheiro. Dinheiro além de esmolas. O mendigo invoca sua honra pessoal para não aceitar tal valor vultoso. O ofertante informa que havia passado por uma experiência de conversão e que seria um prazer oferecer o dinheiro. Por fim, eles combinam que o valor seria devolvido através de uma oferta a uma santa em uma certa igreja de Paris.

A partir desse evento, o mendigo passa a ter uma melhora em seu estilo de vida. Contudo, cada vez que ele tenta devolver o dinheiro através da oferta à igreja, uma série de circunstâncias o impedem de consumar o ato.

É uma obra curiosa.

Tanto pode ser encarada como uma obra inspiradora e comovente para os crentes, quanto pode ser vista como um texto de humor sarcástico.

Eu achei ótimo.


ROTH, Joseph. A lenda do santo beberrão. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.


10/04/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!