Diário - leituras - The Toycam Handbook


Diário - leituras - The Toycam Handbook

"The Toycam Handbook" é um livro que procura explicar o conceito de "toycam", ou "toy camera", isto é, "Câmera de brinquedo", quer dizer o uso de câmeras simples e baratas, que utilizam filme, a maioria feita de plástico, algumas mesmo com a lente de plástico, por parte de fotógrafos que poderiam estar usando câmeras com recursos profissionais. Esse tipo de uso atende uma função recreativa, mas pode endereçar também a fins artístico-estéticos. Afinal, como demonstra o "Instagram", até a fotografia digital pode enjoar da estética da fotografia digital.

Ele é resultado em grande parte de um fórum discussões na Internet chamado "Toy Camera". Obra colaborativa, vários participantes do antigo fórum colaboraram para a criação do livro.

O livro apresenta diversas câmeras "de brinquedo", entre as quais se destacam a Diana e a Holga. Mas há diversas outras, inclusive câmeras que foram distribuídas como brindes (há uma câmera chamada "Nickelodeon Photo Blaster" citada no livro).

O livro também dá dicas de modificações que podem ser feitas em algumas câmeras para alcançar diferentes efeitos nas imagens gravadas nos filmes.

Fala ainda de tipos de filmes, possibilidades de revelação e digitalização ("escaneamento") dos filmes. A propósito de filmes, de acordo com o livro, em alguns lugares ainda é possível encontrar alguns tipos de filme que não se encontra com facilidade no Brasil, e que eu imagino que em Porto Alegre já não se encontre faz tempo, como é o caso dos filmes do tipo 127 ou 620.

Um livrinho simpático. Quem gosta de fotografia talvez devesse lê-lo. Infelizmente só encontrei em inglês.



MOYER, Gary C. e BIAS, Dave. The Toycam Handbook. Ottawa: Light Leak Press, 2005.



05/04/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!