Ainda sobre os 20 anos de Achtung Baby - From the Sky Down


Ainda sobre os 20 anos de Achtung Baby - From the Sky Down



Faz pouco tempo que eu comentei sobre os 20 anos do disco "Achtung Baby", e de como ele pareceu um tanto estranho, e fiquei relembrando um pouco daquela época.

Pois esta semana passou na TV por assinatura o documentário "From the Sky Down", sobre como o U2 viveu o sucesso do disco "The Joshua Tree", e sobre como eles viveram uma turnê através dos Estados Unidos, que acabou retratada no filme "Rattle and Hum".

Na verdade essa turnê através dos Estados Unidos transformou o U2 em uma "mega-banda", coisa que eles não estavam acostumados, e para o qual não estavam preparados. Além disso o filme "Rattle and Hum" acabou recebendo um tratamento contundente de uma parte da crítica. De quebra, naquele período, The Edge, o guitarrista do grupo, passou por um traumático processo de divórcio.

Ou seja, segundo a história contada nesse documentário, no final da década de 1980, o U2 estava em crise. Depois de tudo, o que fazer? O grupo pensou inclusive na hipótese de se separar.

"Achtung Baby" foi uma espécie de catarse, de busca de uma nova sonoridade, de um reinventar-se. Inclusive debochando de si mesmos e do mundo de "rock stars" do qual eles acabaram por se tornar parte.

Foi assim que surgiu "Achtung Baby" e a turnê "Zoo TV". Foi a maneira do U2 seguir adiante depois de uma crise gerada por um monstruoso sucesso.




02/12/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!