Diário - cinema - Rock Brasília, a Era de Ouro


Diário - cinema - Rock Brasília, a Era de Ouro





Feriado de Finados e fui assistir o documentário “Rock Brasília, a Era de Ouro”, que pelo jeito faz curta temporada nos cinemas de Porto Alegre.


O documentário aborda as bandas de rock que surgiram na Capital Federal no início da década de 1980, com ênfase na Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial, embora fale também nos Paralamas do Sucesso. E fala também do Aborto Elétrico, um grupo embrionário, de onde surgiram o Capital e a Legião.


O filme é muito baseado em entrevistas. Assim, para um documentário que tem rock no nome, o filme tem mais falação que música. Há entrevistas com os músicos que compuseram estas bandas todas, entrevistas com produtores musicais, e mesmo alguns dos pais e mães dos músicos.


É interessante ver como os filhos de altos quadros da burocracia de Brasília, descobriram o punk rock londrino no final dos anos 1970, e começaram a tentar fazer uma coisa parecida, ali na Capital Federal. E a coisa vai crescendo justamente durante a década de 1980, na transição entre o final da ditadura e a transição para a redemocratização do Brasil. O filme tenta resgatar um pouco desta Brasília.


Um filme para quem gosta ou gostou destas bandas. Eu gostei.






02/11/2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!