E a peste finalmente me alcançou


E não foi como nos meus temores. 

Quem acompanha o meu blogue, sabe que entre 2020 e bem pouco tempo atrás, eu escrevi uma série de textos aos quais chamei de Diário da Peste, um título não muito original mas que dava conta do que passava pela minha cabeça, e como eu interpretava o mundo então. 

Na sexta-feira, 24 de março passado, à tarde, eu senti uma certa dor muscular generalizada. Ultimamente esse tipo de dor precede a chegada de resfriados a mim. 

No dia seguinte, percebi uma certa dor de garganta, o que me fez consumir muitas pastilhas. Também começou uma coriza. Meu nariz se tornou uma torrente de secreções. 

Eu estava resfriado. Comentei isso com o meu filho, por troca de mensagens via aplicativo. 

No domingo à tarde, um amigo com quem tive contato na quarta-feira anterior informou que teve sintomas de resfriado e tosse. Fez teste para verificar covid-19, e o teste deu positivo. Huummmm...

Na segunda-feira eu me dirigi a uma farmácia para realizar o teste rápido. Eu estava bastante cético quanto à covid. Mas foi o que aconteceu. O teste foi positivo para covid-19.

Foi uma decepção estar contaminado. Eu estava certo que era um resfriado comum. E depois de três anos sabendo que a peste estava por aí, e que por três anos eu achava que havia passado incólume ao vírus, eu já achava que era imune. Não era. 

A covid-19 em mim não foi nada do que me amedrontou nesses três anos. Felizmente. 

Não tive dificuldades para respirar. Não tive febre. Não tive tosse. Não perdi sensibilidade de olfato ou paladar. Felizmente.

A doença se apresentou como um resfriado leve, desses resfriados mais ou menos comuns no outono-inverno, e que não nos impediam de ir trabalhar e espalhar patógenos em outros tempos. 

As únicas providências que tomei foi tomar algum ácido acetilsalicílico (a versão genérica da popular Aspirina) e cumprir dias de isolamento. Isso, os dias de isolamento, me fez me sentir como quando do início da pandemia. Evitar o contato pessoal com outras pessoas. O que também gerou certo desconforto mental. Mas passou. A farmacêutica recomendou sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas. Assim, contei o início de sintomas na sexta-feira, 24 de março, como relatei acima.

Na quarta-feira, 29 de março, eu já não tinha nenhum sintoma. 

Na sexta-feira rompi o isolamento. Fui fazer compras. 

E foi isso. Benditas quatro doses de vacina. 

Em tempo: infelizmente mais ou menos ao mesmo tempo em que eu fui contaminado, o Brasil atingiu a cifra de 700 mil mortes em decorrência da covid-19. É uma lástima. A intensidade da peste diminuiu mas ela continua por aí. 


02, 03/04/2023. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Jussara Fösch partiu em 16 de abril de 2024

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos