Diário - cinema - Dunquerque


Diário - cinema - Dunquerque 


"Dunquerque" ("Dunkirk", Reino Unido/Estados Unidos/França/Holanda, 2017) é um filme que tenta recriar parcialmente o evento que passou à história como "Retirada de Dunquerque". No caso, quando França e Inglaterra declararam guerra à Alemanha, em 1939, a Inglaterra formou uma força expedicionária que foi enviada à França para enfrentar o exército alemão. 

Contudo o exército alemão conseguiu vencer as batalhas na frente ocidental, e a força expedicionária ficou encurralada na cidade balneária francesa de Dunquerque, a Dunkirk do filme. Diante disso, a Inglaterra fez um esforço para tentar evacuar parte das tropas de volta à Grã-Bretanha. A ideia era resgatar entre 30 e 40 mil soldados. Conseguiram evacuar mais de 330 mil. 

O filme recria isso, estabelecendo o tempo dos homens na praia (uma semana), o tempo de uma embarcação civil envolvida no resgate (um dia) e o tempo de uma missão da força aérea britânica (uma hora). O filme não tem bem um enredo, quase não tem diálogos. Mas é tenso a maior parte do tempo. E bom. 

23/08/2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!