Diário - cinema - Negação


Diário - cinema - Negação


"Negação" ("Denial", Estados Unidos / Reino Unido, 2016) é um drama sobre a contestação que um negador do Holocausto moveu por difamação no Reino Unido contra a historiadora, especialista em Holocausto, Deborah Lipstadt. O filme tem Rachel Weisz no papel de Lipstadt, e Timothy Spall como o ideólogo neonazista David Irving.
A questão colocada era que Irving não queria ser chamado de negador do holocausto, uma vez que, segundo ele, sequer teria havido um holocausto. Pela lei inglesa cabia ao difamador, no caso Lipstadt, provar que não havia caluniado, apenas chamado pelo nome o que as coisas são.
Mas como provar que houve um holocausto, diante de uma corte inglesa, quase 50 anos depois dos fatos acontecidos? É nisso que a equipe de defesa de Lipstadt vai tentar se concentrar, para provar que Irving mentia quando negava o holocausto. E é de fato uma estratégia curiosa a da equipe, talvez chocante para o espectador.
Um filme, baseado em fatos acontecidos, para mostrar que pós-verdade pode ser um substantivo muito comentado hoje, mas é algo que existe há muito tempo.


06/06/2017.

Comentários

  1. Oi... fiquei confusa. Mudou de nome?(rs*)
    Não sei como se nega o genocídio de 6 milhões de judeus.
    Vou ver se consigo assistir o filme no feriado
    :)
    Beijus no coração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos

Feliz aniversário, Avelina!