Diário - filmes antigos - Tubarão


Diário - filmes antigos - Tubarão


"Tubarão" ("Jaws", Estados Unidos, 1975) é um dos inventores do filme catástrofe, uma espécie de novidade naqueles anos 1970, embora algo comum nos dias de hoje. Por conta do vídeo sob demanda, finalmente vi uma versão inteira do filme. É um interessante filme, ainda com um ritmo razoavelmente lento, um tanto de suspense, e pouca violência mostrada, ficando as situações críticas mais sob a sugestão do que sob a explicitação. A começar pela cena inicial do filme, quando a moça, num rompante sedutor resolve nadar nua no mar que circunda Amity Island. O espectador vê a ação do tubarão, mas não vê o bicho, nem o corpo da banhista sendo atacado.


Essa cidade, Amity Island, é uma cidadezinha litorânea que vive para a temporada de férias no verão, tal qual muitas cidades litorâneas do sul do Brasil. E quando esse ataque por um tubarão vem à tona, o xerife local, o Chefe Brody (Roy Scheider) quer proibir os banhos, mas o prefeito (Murray Hamilton) impede que isso seja feito, pois a economia da cidade depende da temporada de verão que está prestes a começar.


É justamente sob esse pano de fundo que novos ataques acontecerão.


Em consequência, o xerife aceita fazer parte de uma expedição para caçar o tubarão, junto com um oceanógrafo Matt Hoper (Richard Dreyfuss), e um pescador ou caçador de tubarões, Mr. Quint (Robert Shaw). É dessa expedição que vem uma frase icônica do filme: "You're gonna need a bigger boat" ("Você vai precisar de um barco maior"), diz o chefe Brody quando tem um vislumbre do tamanho do bicho que eles estariam caçando.


Um bom filme, que não perdeu o viço ao envelhecer, embora, como eu disse, possa parecer um tanto quanto lento, para as audiências dos dias de hoje.


E temos essa curiosidade que o filme se chama originalmente "Jaws", isto é, "Mandibulas". Concordo com os tradutores, que um título assim, não faria muito sucesso por aqui.



31/01/2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas de Abbas Kiarostami na Piauí de Junho/2018

Bárbara Sanco partiu na Semana Santa

Sessão de Autógrafos - A Voz dos Novos Tempos